Mascote

Últimas Notícias
Capa » Eventos » Curso Vigia Florestal: parceria SENAR e Plante Vida

Curso Vigia Florestal: parceria SENAR e Plante Vida

Nos dias 03 à 06 de agosto de 2015, de segunda a quinta feira, a Plante Vida em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) teve o prazer de realizar o curso de Vigia Florestal, ministrado pelo Instrutor Técnico Florestal do SENAR, José Mauricio Lopes Pinto.

Voluntários

Curso SENAR

O SENAR é uma entidade de direito privado, mantida pela classe patronal rural, integrante do chamado Sistema S e tem como função promover cursos e capacitações para desenvolver competências profissionais e sociais em trabalhadores e famílias do meio rural.

Tal parceria e curso foi possível devido ao apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Silvianópolis, cooperado ao SENAR, MG, representado por seu presidente Sr. Aluízio Antônio do Couto e os mobilizadores Thaynara Peixoto e Daniel Oliveira.

A Plante Vida tem um núcleo de Brigada de Incêndios que se reúne periodicamente para planejar e desenvolver os passos deste desafiador núcleo. Este curso veio para motivar e capacitar  voluntários interessados, comprometidos e engajados para salvar a fauna e a flora de Pouso Alegre e fortalecer os trabalhos da brigada de incêndios Plante Vida.

Hoje pode-se dizer que a Associação Plante Vida conta com uma equipe formada de Brigadistas. Parabéns aos envolvidos!!!

O curso contou com um total de 13 voluntários e foi dividido em 4 etapas, sendo elas 2 encontros teóricos e 2 encontros práticos.

Após um primeiro dia recheado de conteúdo teórico, No dia 04, terça feira, o encontro foi realizada no Parque Natural Municipal de Pouso Alegre Prof. Fernando Afonso Bonillo Fernandes, onde os envolvidos colocaram em prática o assunto sobre Funções do Vigia Florestal, Noções de Direito Ambiental,  Noções de Ecologia e Educação e Interpretação Ambiental. Aconteceram caminhadas por trilhas, acompanhadas de simulações sobre o entretenimento e envolvimento das pessoas durante esta atividade.

José Maurício e a turma concentrada

José Maurício e a turma concentrada

No dia 05, quarta feira, os voluntários participaram de uma prática de controle de incêndios, acompanhados de profissionais capacitados, com atividades em um terreno nas proximidades do Parque Natural Municipal de Pouso Alegre Prof. Fernando Afonso Bonillo Fernandes. Neste dia, os envolvidos também conseguiram desenvolver todo o assunto abordado em sala de aula sobre Tipologia de Incêndios Florestais, Prevenção de Incêndios, Planejamento e Procedimentos de Combate a Incêndios Florestais, atestando o conteúdo de capacitação de um brigadista.

Abafadores usados para combater o fogo

Abafadores usados para combater o fogo

A Plante Vida tem o orgulho e prazer de capacitar estes agentes multiplicadores em prol da preservação e conscientização ambiental.

“Foi uma oportunidade ímpar ter participado deste curso. O método utilizado deixou os alunos com liberdade para interagir,  e através da parte prática foi possível ver a importância de um brigadista e as dificuldades envolvidas, além de desenvolver atividades gerais de um vigia florestal, agradeço a confiança e a oportunidade, tenho certeza que desse curso em diante, estamos muito mais comprometidos do que já éramos com o nosso meio ambiente. Muito obrigada Plante Vida por ter proporcionado uma das melhores experiências da minha vida!” comentou a voluntária da Plante Vida, Tatiane Rodrigues dos Reis Silva, após finalizado o curso.

A Plante Vida agradece o apoio do SENAR, que através de seu gerente regional, Sr. Celso Vieira, possibilitou tal capacitação e agradece também os mobilizadores, Thaynara Peixoto e Daniel Oliveira, pelo suporte oferecido para realização deste curso.

Agradecemos à colaboração e participação de todos os voluntários, que se emprenharam ao máximo para cumprir todas as atividades propostas durante o curso.

Agradecemos à Defesa Civil e à Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por ter dado apoio nas atividades e liberado espaço para as práticas dentro do Parque Natural Municipal.

E por último, não podemos deixar de mencionar o brilhante papel do Instrutor Técnico Florestal do SENAR, José Mauricio Lopes Pinto, que não poupou esforços para que os voluntários se mantivessem engajados e motivados, e o principal, concluíssem com exito o objetivo proposto: a capacitação técnica como vigia florestal.

Parabéns aos formandos do curso “Vigia e Guarda Florestal” que agora são 13 líderes desse exército para zelar pelas matas e pelos bichos que salvamos quando agimos. Cada metro tem muita vida!

Avante brigada 035-PA e equipes ONÇA e BUGIO! BRASIL!

Confira todas as fotos!

Parceiro Ouro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates