Mascote

Últimas Notícias
Capa » Fotos » Educação ambiental em escolas públicas de Pouso Alegre

Educação ambiental em escolas públicas de Pouso Alegre

A partir de outubro de 2015, a Plante Vida realiza trabalhos contínuos de educação e desenvolvimento ambiental com crianças da rede pública de ensino no município de Pouso Alegre, MG.

A Lei nº 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, a define como: processos por meio dos quais a sociedade constrói valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

As atividades possuem os seguintes objetivos:

Desenvolver atividades práticas e teóricas em escolas para estimular o desenvolvimento, conscientização e educação ambiental em crianças e jovens;

Construir e colocar em prática um viveiro de mudas nativas e arrecadação de materiais recicláveis, visando a conscientização e atuação dos envolvidos.

Tais ações são de extrema importância pois o meio ambiente vem sofrendo constantes influências do desenvolvimento acelerado e exploração indevida dos recursos naturais. A conscientização ambiental de crianças e jovens é um processo essencial para garantir a mudança de comportamentos e atitudes frente o desenvolvimento sustentável como um todo. Crianças e jovens são o futuro e temos que investir em sua formação para um mundo melhor.

A Plante Vida iniciou as atividades na Escola Municipal Professora Josefa de Azevedo Torres (CIEM São Camilo) e na Escola Municipal Dr. Angêlo Cônsoli (CIEM de Fátima), atuando com crianças de 8 a 15 anos. As atividades são executadas pela engenheira ambiental Marielle Rezende de Andrade, pela Bióloga Mírian Joice Andrade e pelo graduando em Ciências Biológicas Michael Souza Domingues, com total apoio do presidente da Plante Vida, João Batista Ribeiro Custódio (João Mariano) e do geógrafo e colaborador da Plante Vida Christian Valias Ferreira.

A Plante Vida agradece a iniciativa de todos os envolvidos, em especial o professor Christian Valias Ferreira, que não mediu esforços para que tal iniciativa fosse concretizada.

Dentre as ações realizadas estão atividades teóricas e práticas:

– Visita à Copasa;

– Visita à feira de orgânicos;

– Atividades sobre a importância da água;

– Ações para conscientização sobre o lixo;

– Discussão de conteúdos atuais sugeridos pelos jovens;

– Jornal do futuro.

Confira algumas fotos:

 

Parceiro Ouro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates